destaque noticias

Agrymet: saiba como a agrometeorologia vem auxiliando nas tomadas de decisão e nas definições estratégicas para as safras brasileiras

A união entre a paixão por ensinar e o desejo de ver suas pesquisas tendo utilização prática inspiraram o Prof.Dr.Paulo Sentelhas, engenheiro agrônomo, com mestrado e doutorado pela ESALQ/USP, e com Pós-Doutorado pela University of Guelph, e sua filha Bárbara Sentelhas, engenheira agrônoma pela ESALQ/USP com intercâmbio na Wageningen University e com MBA em Gestão de Negócios (ESALQ/USP), a criarem a startup Agrymet e o sistema Agrymax. 

Em entrevista para a Revista Mulheres do AgroBárbara falou sobre o processo de transformar dados agrometeorológicos em informações importantes e acessíveis ao setor agrícola, auxiliando nas tomadas de decisão e nas definições estratégicas para as lavouras brasileiras: 

RM- Como tiveram a ideia para a criação da Agrymet e o sistema Agrymax?

Agrymet foi criada em 2008 pelo meu sócio e pai, Paulo Sentelhas, com o objetivo de prestar consultoria especializada em agrometeorologia para as empresas do setor agrícola e florestal. Com o tempo, fomos percebendo que essas informações agrometeorológicas eram muito importantes e precisam estar disponíveis de forma rápida e fácil para auxiliar tanto as empresas quanto os produtores nas tomadas de decisão e no planejamento das estratégias a serem adotadas no campo. Assim, em 2018, lançamos o sistema Agrymax.  

Atualmente estamos participando de um programa de aceleração de startups organizado pela Embrapa juntamente com a Venture Hub.  

RM- Qual é o objetivo da plataforma e como funciona o sistema Agrymax?

O Agrymax é uma plataforma de monitoramento e gerenciamento dos dados climáticos e das informações agrometeorológicas. A plataforma entrega uma base de dados de 41 anos históricos (a partir de 1980) atualizados diariamente e com previsão para os próximos 30 dias. A ideia de ter a nossa própria base de dados é contribuir e possibilitar o uso para os usuários que não possuem estações meteorológicas, mas a plataforma também se integra com as principais estações meteorológicas automáticas, permitindo ao usuário fazer análises a partir dos seus próprios dados coletados em campo. A partir dessa base conseguimos processar e transformar esses dados em informação e inteligência.  

A plataforma é indicada tanto para pequenos quanto para grandes produtores e também empresas do setor.  

A matéria completa falando mais detalhes da plataforma, os benefícios do sistema para os agricultores e o portfólio da empresa você confere na 3ª edição da Revista Mulheres do Agro que já está disponível em formato impresso e na banca digital do nosso portal. 

You may also like