destaque Sem categoria

Abertura do 5° Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) teve início na manhã da segunda-feira, 26 de outubro. A primeira mesa redonda teve a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, com o tema “Ambiente Econômico e Político”.

 

Participaram da conversa a ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu Antunes e a líder da Aliança das Cooperativas Internacionais da América Latina, a uruguaia Graciela Fernandez, sob moderação da jornalista Mônica Waldvogel.

 

A abertura da 5ª edição do Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio contou com a participação de Alexandre Marcílio, diretor geral do Transamerica Expo Center, que deu as boas-vindas às congressistas e falou da importância do evento para o setor e para a presença feminina no agro. “Esta edição do CNMA é muito especial, pois completamos cinco anos de muitos debates e trocas de experiências que renderam diversos frutos, geraram ações de relevância no setor e evidenciaram as mulheres como grandes protagonistas dos avanços do agronegócio brasileiro“.

 

A ministra Tereza Cristina elogiou as produtoras rurais dizendo que a apesar das dificuldades de acesso ao crédito, à tecnologia, à informação, há muito trabalho sendo feito para incentivá-las ainda mais.

 

Sobre o setor, a ministra destacou que a agropecuária brasileira tem e terá um papel cada vez maior na recuperação da economia do país pós-pandemia. “O agro não parou durante a pandemia, apesar das adaptações necessárias na área de logística, mas conseguimos manter essa indústria a céu aberto trabalhando de forma eficiente. Produzindo, processando, distribuindo e abastecendo não só o nosso país, mas também cumprindo os nossos contratos com os mais diversos parceiros internacionais”, salientou.

You may also like